Nintendo pode produzir jogos para smartphones

13/08/2011 15:35

 

De acordo com Masamitsu Ohki, um investidor japonês da Stats Investment Management, que foi entrevistado pela Bloomberg, a Nintendo deverá lançar seus próprios títulos para smartphones em breve, como uma resposta a pressões de investidores.

"Os smartphones são o novo campo de batalha para a indústria de jogo. A Nintendo tentará comprar seu caminho para esta plataforma ou desenvolver algo totalmente novo", afirmou Ohki. Como exemplo, ele citou o lançamento japonês de Pokemon Say Tap, um jogo musical que será lançado exclusivamente no Japão para iPhone e Android, cujo anúncio foi responsável por uma considerável subida nas ações da Nintendo.

Entretanto, ele relata que o próprio presidente da empresa, Satoru Iwata, é definitivamente contra a estratégia, e já disse no passado que sob sua gestão a “Nintendo jamais levará suas franquias para outros dispositivos”.

Outro passo que possivelmente será tomado pela empresa é a aquisição de desenvolvedores, o que não é muito tradicional na história da Nintendo, cuja última compra - a Monolithsoft, desenvolvedora de Xenoblade - data de 2007.

As pressões para que a empresa entre no ramo dos smartphones derivam das fracas vendas do 3DS - que teve seu preço reduzido em 32% nos EUA - e a incerteza quanto ao sucesso do Wii U, sucessor do atual console da empresa, que unirá a mecânica do Wii com elementos disponíveis em tablets. Os investidores também relataram que esperam que a Nintendo use “muito bem suas reservas de caixa de US$ 10 bilhões”.